ATIVIDADES SEMANA DA PÁTRIA
DESENVOLVIDA ESPECIALMENTE PARA O PUBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
MUITO OBRIGADA…
Por escolher o nosso arquivo! É uma honra fazer parte da sua jornada educacional e contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos.
Aqui você encontrará um universo de conhecimento e práticas educacionais voltadas para o desenvolvimento ida aprendizagem. Espaço dedicado a compartilhar reflexões, práticas e recursos que inspiram o ensinar e o aprender. Aqui, valorizamos metodologias ativas, a construção do conhecimento e o desenvolvimento humano, sempre com foco em uma educação significativa e transformadora.
ATIVIDADES SEMANA DA PÁTRIA
DESENVOLVIDA ESPECIALMENTE PARA O PUBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
MUITO OBRIGADA…
Por escolher o nosso arquivo! É uma honra fazer parte da sua jornada educacional e contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos.
Esta atividade apresenta frases contínuas (sem espaçamento entre as palavras), acompanhadas de imagens que representam partes do conteúdo. O objetivo é que os alunos identifiquem, leiam e segmentem corretamente as palavras, desenvolvendo habilidades de leitura, consciência fonológica e compreensão textual.
As frases incluem situações cotidianas e vocabulário simples, o que facilita a leitura e identificação das palavras, mesmo para alunos em fase inicial de alfabetização.
Turma: 1º Ano do Ensino Fundamental
Duração: 50 minutos
Objetivo Geral:
Desenvolver a habilidade de leitura e segmentação de frases.
Objetivos Específicos:
Identificar palavras dentro de frases contínuas.
Exercitar a leitura fluente e compreensiva.
Desenvolver a consciência das estruturas frasais (início, meio e fim).
Relacionar texto e imagem para facilitar a compreensão.
EF01LP02: Reconhecer o sistema de escrita alfabética e utilizar esse conhecimento para escrever e ler palavras e textos.
EF01LP03: Ler palavras e frases com fluência e compreensão.
EF01LP06: Escrever palavras e frases com base em imagem ou memória.
Impressão da atividade.
Lápis e borracha.
Tesoura (se for usada de forma manipulativa).
Caderno (para reescrita das frases com separação correta).
Introdução (10 minutos):
Mostre a imagem da atividade e pergunte se os alunos conseguem ler as frases.
Explique que as frases estão “grudadas” e que a missão deles é descobrir onde começa e termina cada palavra.
Atividade Dirigida (15 minutos):
Escolha uma das frases e faça a leitura coletiva com os alunos.
Use a imagem como pista para ajudar na compreensão.
Atividade Individual (20 minutos):
Entregue a folha da atividade.
Peça para que os alunos identifiquem e separem as palavras com traços, cores ou reescrevendo no caderno com os devidos espaços.
Sugestão: Reescrever uma frase no caderno com pontuação e ilustração.
Compartilhamento e Correção (5 minutos):
Peça para alguns alunos lerem em voz alta as frases segmentadas corretamente.
Corrija coletivamente destacando palavras-chaves e a pontuação.
📚 Plano de Aula
Turma: Educação Infantil ou 1º ano do Ensino Fundamental
Duração: 50 minutos
Objetivo Geral:
Desenvolver a habilidade de leitura e escrita por meio da formação de palavras com base em imagens.
Objetivos Específicos:
Identificar palavras a partir de imagens.
Reconhecer e associar sílabas para formar palavras.
Estimular a leitura, a escrita e a ampliação do vocabulário.
EF01LP02: Reconhecer o sistema de escrita alfabética.
EF01LP05: Ler palavras e frases com autonomia.
EF01LP06: Escrever palavras e frases com base em imagem ou memória.
Impressões da imagem da atividade.
Tesoura (caso deseje transformar em atividade manipulativa com recorte).
Cola e caderno (caso deseje colar e registrar).
Lápis e borracha.
Apresentação:
Inicie mostrando a imagem em tamanho ampliado (em tela ou cartaz).
Converse com os alunos sobre o que veem nas imagens.
Exploração Coletiva:
Leia as palavras junto com os alunos, destacando as sílabas.
Peça para repetirem em voz alta, incentivando a consciência fonológica.
Atividade Individual:
Entregue uma cópia da atividade para cada aluno.
Oriente-os a ligar ou montar corretamente as palavras a partir das imagens e sílabas.
Correção e Interação:
Corrija coletivamente.
Chame alunos para montar palavras no quadro (com cartões sílabas, se disponível).
Ampliação:
Peça que escolham uma das palavras e façam um desenho no caderno.
Incentive a produção de frases simples usando a palavra.
1. Uma atividade de coordenação motora fina e pré-escrita, onde a criança treina traços com canetinha em uma ficha plástica reutilizável.
2. Uma atividade de coordenação motora grossa e percepção visual, onde a criança interage com imagens de mãos em diferentes posições na parede.
Plano de Aula: Coordenação Motora e Preparação para a Escrita
Tema: Desenvolvendo a coordenação motora fina e grossa de forma lúdica
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: 50 minutos
Áreas de conhecimento: Movimento, Linguagem Oral e Escrita
Recursos necessários:
• Cartazes plastificados com traçados (pré-escrita)
• Canetas hidrográficas ou marcadores apagáveis
• Papel contact ou plástico protetor para reutilização das fichas
• Figuras de mãos em diferentes posições (impressas e coladas na parede)
• Música animada (opcional, para tornar a dinâmica mais lúdica)
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Objetivos de Aprendizagem:
• Desenvolver a coordenação motora fina por meio de traçados com caneta.
• Estimular a coordenação motora grossa com atividades que envolvem movimentos corporais.
• Trabalhar a percepção visual, atenção e lateralidade.
• Promover o reconhecimento de formas e movimentos básicos da escrita.
Etapas da Aula:
1. Acolhida e conversa inicial (5-10 minutos):
• Reúna as crianças e pergunte: “Para que serve nossa mão?”, “Você sabia que a mão nos ajuda a escrever, brincar, pintar, dançar?”
• Mostre as duas propostas do dia: desenhar traços e brincar com os gestos na parede.
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2. Atividade 1 – Traçado de Pré-Escrita (20 minutos):
• Entregue as fichas plastificadas com traçados variados (espirais, linhas, ondas, zigue-zagues etc.).
• Oriente para que a criança siga os caminhos com a caneta, promovendo o controle dos movimentos.
• Estimule o uso da pinça (dedão e indicador) e o movimento fluido da mão.
• Comente durante a atividade: “Esse traço parece o de uma letra?”, “Vamos fazer bem devagar, controlando a mão.”
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3. Atividade 2 – Mãos na Parede (15 minutos):
• Leve as crianças até o mural com figuras de mãos em diferentes posições.
• Proponha desafios:
• “Quem consegue encontrar a mão que está mostrando dois dedinhos?”
• “Agora vamos imitar com as nossas mãos!”
• “Pulem até a mão do polegar para cima!”
• Pode-se incluir movimentos grandes, como pular, agachar, tocar com a ponta dos dedos, etc.
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4. Encerramento e socialização (5 minutos):
• Faça uma roda e converse: “O que vocês acharam mais divertido?”, “Qual gesto vocês conseguiram fazer igual?”, “Foi fácil ou difícil seguir os traços?”
• Reforce que essas atividades ajudam a preparar os músculos para a escrita.
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Avaliação:
• Observação da participação ativa nas atividades.
• Verificação do controle e domínio dos movimentos de traçado.
• Capacidade de imitação e reprodução dos gestos visuais.
• Engajamento e interesse na proposta.
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O pareamento e a associação são estratégias fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e perceptivo, especialmente na educação infantil e em terapias. O objetivo principal dessas práticas é ajudar na identificação de padrões, na organização de informações e na construção de relações entre elementos semelhantes ou complementares.
Por exemplo, no contexto educacional, o pareamento de cores pode estimular a percepção visual e a socialização das crianças, permitindo que elas aprendam de forma lúdica e interativa. Já em terapias, como no caso de crianças com autismo, o pareamento é essencial para criar vínculos entre o terapeuta e a criança, tornando o ambiente mais agradável e motivador para o aprendizado.
Além disso, o pareamento e a associação são amplamente utilizados para desenvolver habilidades visuoperceptivas, como discriminação de formas e cores, percepção de contrastes e noção de direção.
ATIVIDADES PARA TRABALHAR RECORTE DESENVOLVIDA ESPECIALMENTE PARA O PUBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIRECIONADO PARA TRABALHOS DE DESENVOLVIM...