Leitura e Segmentação de Frases

 

📝 Descrição da Atividade: Leitura e Segmentação de Frases

Esta atividade apresenta frases contínuas (sem espaçamento entre as palavras), acompanhadas de imagens que representam partes do conteúdo. O objetivo é que os alunos identifiquem, leiam e segmentem corretamente as palavras, desenvolvendo habilidades de leitura, consciência fonológica e compreensão textual.

As frases incluem situações cotidianas e vocabulário simples, o que facilita a leitura e identificação das palavras, mesmo para alunos em fase inicial de alfabetização.


📚 Plano de Aula: Segmentação de Frases e Leitura Compreensiva

Turma: 1º Ano do Ensino Fundamental
Duração: 50 minutos
Objetivo Geral:

  • Desenvolver a habilidade de leitura e segmentação de frases.

Objetivos Específicos:

  • Identificar palavras dentro de frases contínuas.

  • Exercitar a leitura fluente e compreensiva.

  • Desenvolver a consciência das estruturas frasais (início, meio e fim).

  • Relacionar texto e imagem para facilitar a compreensão.

🧠 Habilidades da BNCC:

  • EF01LP02: Reconhecer o sistema de escrita alfabética e utilizar esse conhecimento para escrever e ler palavras e textos.

  • EF01LP03: Ler palavras e frases com fluência e compreensão.

  • EF01LP06: Escrever palavras e frases com base em imagem ou memória.

🛠️ Materiais:

  • Impressão da atividade.

  • Lápis e borracha.

  • Tesoura (se for usada de forma manipulativa).

  • Caderno (para reescrita das frases com separação correta).

ACESSE AQUI E CONFIRA MAIS ARQUIVOS

📌 Desenvolvimento da Aula:

  1. Introdução (10 minutos):

    • Mostre a imagem da atividade e pergunte se os alunos conseguem ler as frases.

    • Explique que as frases estão “grudadas” e que a missão deles é descobrir onde começa e termina cada palavra.

  2. Atividade Dirigida (15 minutos):

    • Escolha uma das frases e faça a leitura coletiva com os alunos.

    • Use a imagem como pista para ajudar na compreensão.

  3. Atividade Individual (20 minutos):

    • Entregue a folha da atividade.

    • Peça para que os alunos identifiquem e separem as palavras com traços, cores ou reescrevendo no caderno com os devidos espaços.

    • Sugestão: Reescrever uma frase no caderno com pontuação e ilustração.

  4. Compartilhamento e Correção (5 minutos):

    • Peça para alguns alunos lerem em voz alta as frases segmentadas corretamente.

    • Corrija coletivamente destacando palavras-chaves e a pontuação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES

Leitura e Segmentação de Frases

  📝 Descrição da Atividade: Leitura e Segmentação de Frases Esta atividade apresenta frases contínuas (sem espaçamento entre as palavras),...

POSTAGENS MAIS VISTAS