1. Uma atividade de coordenação motora fina e pré-escrita, onde a criança treina traços com canetinha em uma ficha plástica reutilizável.
2. Uma atividade de coordenação motora grossa e percepção visual, onde a criança interage com imagens de mãos em diferentes posições na parede.
Plano de Aula: Coordenação Motora e Preparação para a Escrita
Tema: Desenvolvendo a coordenação motora fina e grossa de forma lúdica
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: 50 minutos
Áreas de conhecimento: Movimento, Linguagem Oral e Escrita
Recursos necessários:
• Cartazes plastificados com traçados (pré-escrita)
• Canetas hidrográficas ou marcadores apagáveis
• Papel contact ou plástico protetor para reutilização das fichas
• Figuras de mãos em diferentes posições (impressas e coladas na parede)
• Música animada (opcional, para tornar a dinâmica mais lúdica)
⸻
Objetivos de Aprendizagem:
• Desenvolver a coordenação motora fina por meio de traçados com caneta.
• Estimular a coordenação motora grossa com atividades que envolvem movimentos corporais.
• Trabalhar a percepção visual, atenção e lateralidade.
• Promover o reconhecimento de formas e movimentos básicos da escrita.
Etapas da Aula:
1. Acolhida e conversa inicial (5-10 minutos):
• Reúna as crianças e pergunte: “Para que serve nossa mão?”, “Você sabia que a mão nos ajuda a escrever, brincar, pintar, dançar?”
• Mostre as duas propostas do dia: desenhar traços e brincar com os gestos na parede.
⸻
2. Atividade 1 – Traçado de Pré-Escrita (20 minutos):
• Entregue as fichas plastificadas com traçados variados (espirais, linhas, ondas, zigue-zagues etc.).
• Oriente para que a criança siga os caminhos com a caneta, promovendo o controle dos movimentos.
• Estimule o uso da pinça (dedão e indicador) e o movimento fluido da mão.
• Comente durante a atividade: “Esse traço parece o de uma letra?”, “Vamos fazer bem devagar, controlando a mão.”
⸻
3. Atividade 2 – Mãos na Parede (15 minutos):
• Leve as crianças até o mural com figuras de mãos em diferentes posições.
• Proponha desafios:
• “Quem consegue encontrar a mão que está mostrando dois dedinhos?”
• “Agora vamos imitar com as nossas mãos!”
• “Pulem até a mão do polegar para cima!”
• Pode-se incluir movimentos grandes, como pular, agachar, tocar com a ponta dos dedos, etc.
⸻
4. Encerramento e socialização (5 minutos):
• Faça uma roda e converse: “O que vocês acharam mais divertido?”, “Qual gesto vocês conseguiram fazer igual?”, “Foi fácil ou difícil seguir os traços?”
• Reforce que essas atividades ajudam a preparar os músculos para a escrita.
⸻
Avaliação:
• Observação da participação ativa nas atividades.
• Verificação do controle e domínio dos movimentos de traçado.
• Capacidade de imitação e reprodução dos gestos visuais.
• Engajamento e interesse na proposta.
⸻
Nenhum comentário:
Postar um comentário