COORDENAÇÃO MOTORA E PREPARAÇÃO PARA ESCRITA

 1. Uma atividade de coordenação motora fina e pré-escrita, onde a criança treina traços com canetinha em uma ficha plástica reutilizável.

2. Uma atividade de coordenação motora grossa e percepção visual, onde a criança interage com imagens de mãos em diferentes posições na parede.


Plano de Aula: Coordenação Motora e Preparação para a Escrita


Tema: Desenvolvendo a coordenação motora fina e grossa de forma lúdica

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 50 minutos

Áreas de conhecimento: Movimento, Linguagem Oral e Escrita

Recursos necessários:

Cartazes plastificados com traçados (pré-escrita)

Canetas hidrográficas ou marcadores apagáveis

Papel contact ou plástico protetor para reutilização das fichas

Figuras de mãos em diferentes posições (impressas e coladas na parede)

Música animada (opcional, para tornar a dinâmica mais lúdica)

Objetivos de Aprendizagem:

Desenvolver a coordenação motora fina por meio de traçados com caneta.

Estimular a coordenação motora grossa com atividades que envolvem movimentos corporais.

Trabalhar a percepção visual, atenção e lateralidade.

Promover o reconhecimento de formas e movimentos básicos da escrita.

Etapas da Aula:

1. Acolhida e conversa inicial (5-10 minutos):

Reúna as crianças e pergunte: “Para que serve nossa mão?”, “Você sabia que a mão nos ajuda a escrever, brincar, pintar, dançar?”

Mostre as duas propostas do dia: desenhar traços e brincar com os gestos na parede.

2. Atividade 1 – Traçado de Pré-Escrita (20 minutos):

Entregue as fichas plastificadas com traçados variados (espirais, linhas, ondas, zigue-zagues etc.).

Oriente para que a criança siga os caminhos com a caneta, promovendo o controle dos movimentos.

Estimule o uso da pinça (dedão e indicador) e o movimento fluido da mão.

Comente durante a atividade: “Esse traço parece o de uma letra?”, “Vamos fazer bem devagar, controlando a mão.”

3. Atividade 2 – Mãos na Parede (15 minutos):

Leve as crianças até o mural com figuras de mãos em diferentes posições.

Proponha desafios:

“Quem consegue encontrar a mão que está mostrando dois dedinhos?”

“Agora vamos imitar com as nossas mãos!”

“Pulem até a mão do polegar para cima!”

Pode-se incluir movimentos grandes, como pular, agachar, tocar com a ponta dos dedos, etc.

4. Encerramento e socialização (5 minutos):

Faça uma roda e converse: “O que vocês acharam mais divertido?”, “Qual gesto vocês conseguiram fazer igual?”, “Foi fácil ou difícil seguir os traços?”

Reforce que essas atividades ajudam a preparar os músculos para a escrita.

Avaliação:

Observação da participação ativa nas atividades.

Verificação do controle e domínio dos movimentos de traçado.

Capacidade de imitação e reprodução dos gestos visuais.

Engajamento e interesse na proposta.

⸻ 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUES

Leitura e Segmentação de Frases

  📝 Descrição da Atividade: Leitura e Segmentação de Frases Esta atividade apresenta frases contínuas (sem espaçamento entre as palavras),...

POSTAGENS MAIS VISTAS