Aqui você encontrará um universo de conhecimento e práticas educacionais voltadas para o desenvolvimento ida aprendizagem. Espaço dedicado a compartilhar reflexões, práticas e recursos que inspiram o ensinar e o aprender. Aqui, valorizamos metodologias ativas, a construção do conhecimento e o desenvolvimento humano, sempre com foco em uma educação significativa e transformadora.
FICHAS PARA TRABALHAR COM A MASSINHA DE MODELAR
IMAGENS PARA TRABALHAR PAREAMENTO E ASSOCIAÇÃO
O pareamento e a associação são estratégias fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e perceptivo, especialmente na educação infantil e em terapias. O objetivo principal dessas práticas é ajudar na identificação de padrões, na organização de informações e na construção de relações entre elementos semelhantes ou complementares.
Por exemplo, no contexto educacional, o pareamento de cores pode estimular a percepção visual e a socialização das crianças, permitindo que elas aprendam de forma lúdica e interativa. Já em terapias, como no caso de crianças com autismo, o pareamento é essencial para criar vínculos entre o terapeuta e a criança, tornando o ambiente mais agradável e motivador para o aprendizado.
Além disso, o pareamento e a associação são amplamente utilizados para desenvolver habilidades visuoperceptivas, como discriminação de formas e cores, percepção de contrastes e noção de direção.
ATIVIDADES DIA DO CIRCO
Trabalhar o Dia do Circo nas escolas tem várias importâncias e objetivos, tanto para o desenvolvimento das crianças quanto para a valorização cultural. Aqui estão alguns pontos importantes:
Importância
Valorização Cultural: O circo é uma tradição cultural rica que mistura arte, habilidades físicas e entretenimento. Celebrar o Dia do Circo ajuda a preservar essa tradição e introduzir as crianças à diversidade das artes performáticas.
Desenvolvimento Motor e Cognitivo: Atividades circenses como malabares, acrobacias e equilibrismo exigem coordenação motora, concentração e criatividade. Essas práticas ajudam no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.
Inclusão e Trabalho em Equipe: O circo é um ambiente inclusivo onde todos têm um papel importante. Trabalhar o Dia do Circo nas escolas promove a colaboração, o respeito pelas diferenças e o espírito de equipe entre os alunos.
Expressão Artística: O circo proporciona uma forma de expressão artística onde as crianças podem explorar sua criatividade e talento. Isso pode incentivar a confiança e a autoexpressão.
Objetivos
Aprendizagem Lúdica: Utilizar o circo como tema para atividades escolares torna o aprendizado mais divertido e envolvente. As crianças aprendem enquanto se divertem, o que pode aumentar a retenção de informações e o interesse pelas aulas.
Desenvolvimento de Habilidades Sociais: As atividades circenses frequentemente exigem cooperação e comunicação. Trabalhar essas habilidades na escola prepara as crianças para interações sociais mais eficazes no futuro.
Promoção da Saúde e Bem-estar: As atividades físicas envolvidas nas práticas circenses promovem a saúde física, enquanto a diversão e o engajamento podem contribuir para o bem-estar emocional.
Estímulo à Criatividade: As atividades relacionadas ao circo exigem pensamento criativo e inovação. Incentivar a criatividade desde cedo pode ter um impacto positivo no desempenho acadêmico e nas futuras escolhas profissionais das crianças.
Atividades Propostas
Oficinas de Malabares e Equilibrismo: Ensinar as crianças a fazer malabarismo ou andar em uma corda bamba.
Espetáculos Teatrais: Realizar pequenas apresentações onde os alunos podem interpretar palhaços, mágicos e acrobatas.
História do Circo: Apresentar a história e a evolução do circo através dos tempos, mostrando sua importância cultural.
Artes Visuais: Criar cartazes e desenhos relacionados ao circo, estimulando a expressão artística.
Trabalhar o Dia do Circo nas escolas pode ser uma experiência enriquecedora, cheia de aprendizados valiosos e muita diversão!
NÚMEROS DE 1 A 5
FICHAS PARA LEITURA
FICHAS PARA LEITURA
- PERMITE O TRABALHO COM OS ALUNOS PARA DESENVOLVER E APRIMORAR A LEITURA DE PALAVRAS E FRASES.
O ARQUIVO CONTÉM:
- FRASES PARA LEITURA COM IMAGENS RELACIONADAS.
- ARQUIVO PARA JOGO - ENCONTRE A FIGURA
Na qual a criança pega uma carta (palavra) realiza a leitura e depois procura a imagem que corresponde aquele nome.
Acesse o link e confira o arquivo.
ATIVIDADES - QUEM QUISER SABER MEU NOME.
POEMA: QUISER SABER MEU NOME - CULTURA POPULAR
Quem quISer saber meu nome,
Dê uma volta no jardIm.
Que meu nome está escrIto
Numa folha de jasmIm.
Quem quIser saber meu nome,
Dê uma volta no mercado.
Que meu nome está escrIto
Na faIxa do colorado.
Quem quIser saber meu nome,
Dê uma volta no quartel.
Que meu nome está escrIto
No chapéu do coronel.
DESTAQUES
ATIVIDADES PARA TRABALHAR RECORTE
ATIVIDADES PARA TRABALHAR RECORTE DESENVOLVIDA ESPECIALMENTE PARA O PUBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIRECIONADO PARA TRABALHOS DE DESENVOLVIM...

POSTAGENS MAIS VISTAS
-
POEMA: QUISER SABER MEU NOME - CULTURA POPULAR Quem quISer saber meu nome, Dê uma volta no jardIm. Que meu nome está escrIto Numa folha de...
-
TEXTO FATIADO - PARLENDA A CASINHA DA VOVÓ Parlenda: A Casinha da Vovó A casinha da vovó Cercadinha de cipó O café está demorando Com certe...
-
⸻ Plano de Aula: Modelagem com Massinha e Cartões de Referência Tema: Coordenação motora fina e percepção visual Faixa etária: Educação Infa...
-
FICHAS PARA LEITURA - PERMITE O TRABALHO COM OS ALUNOS PARA DESENVOLVER E APRIMORAR A LEITURA DE PALAVRAS E FRASES. O ARQUIVO CONTÉM: - F...
-
O "Óculos Sílabico" é uma atividade lúdica interessante para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de consciência fonol...